IPTU: VOCÊ SABIA que para a prefeitura calcular o valor do seu IPTU a mesma efetua uma avaliação genérica?

Órgão Público utiliza a PGVI (planta genérica de valores imobiliários), para apuração genérica em massa dos valores venais dos imóveis no município, que é uma metodologia legal.

A PGVI é um mapa que demonstra os valores genéricos unitários do m² (metro quadrado) dos terrenos e das construções, fixados por face de quadra, por logradouro ou trecho de logradouro e por zonas homogêneas, estabelecidos através de avaliação em massa, a partir de pesquisa do mercado imobiliário e análise do cadastro. (Fonte SEFAZ Salvador)

Por ser grande o número de imóveis a serem avaliados, nem sempre o órgão público dispõe de pessoal e materiais suficientes para a avaliação presencial, portanto a prefeitura realiza uma medição por amostragem.

Nosso trabalho

Os avaliadores imobiliários realizam uma avaliação específica (com visita ao local) de um determinado imóvel. Os especialistas levam em consideração os seguintes fatores:

Ele levará em consideração os seguintes fatores:

1 – Tamanho do terreno;
2 – A localização deste terreno no PGVI (Planta Genérica de valores imobiliários);
3 – Área construída;
4 – A sua qualificação, ou seja, o tipo de acabamento desta construção.

Um comentário em “IPTU: VOCÊ SABIA que para a prefeitura calcular o valor do seu IPTU a mesma efetua uma avaliação genérica?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *