Aviões da Força Aérea do Reino Unido fazem pouso de emergência no Rio
Cinco aviões da Força Aérea do Reino Unificado, incluindo três caças, realizaram pousos de emergência no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, na tarde da última sexta-feira (8).A informação foi confirmada pela concessionária RIOGaleão, responsável pelo aeroporto, e pela Força Aérea Brasileira (FAB).
O Departamento de Controle do Espaço Airado da FAB explicou que o Núcleo de Controle de Curitiba (ACC-CW) recebeu o pedido para o pouso emergencial na capital fluminense. De concordância com a nota da Aviação, um Airbus KC3 Voyager da Royal Air Force, com um caça Eurofighter Typhoon em emergência, solicitou diferença de rota para pousar no Aeroporto do Galeão.
As aeronaves, em voo de formação, estavam a caminho do Mount Pleasant Airport, nas Ilhas Malvinas, em seguida partirem de Cabo Verdejante, quando o incidente ocorreu. As cinco aeronaves britânicas que pousaram no Galeão foram um A-400 Atlas, um A-330 Tanker e três caças Eurofighter Typhoon.
A FAB informou que todos os pousos foram realizados com segurança e que, em seguida o procedimento, as aeronaves seguiram seu projecto de voo normalmente. A concessionária RIOGaleão também destacou que, embora os pousos tenham impactado o tráfico distraído, com sete aterrissagens atrasadas, a operação do aeroporto voltou à normalidade em seguida.