Peru declara estado de emergência ambiental após vazamento de petróleo no mar
Trump nomeia Musk como chefe do Departamento de Eficiência Governamental dos EUA
Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump nomeou o bilionário Elon Musk para liderar o Departamento de Eficiência Governamental. A participação do possuidor do X (macróbio Twitter) no governo já era uma das promessas de campanha de Trump e foi confirmada na noite desta terça-feira (13), em um pregão solene.
A nomeação tem causado polêmica e levantado questionamentos sobre o conflito de interesses no que diz saudação aos contratos do Estado norte-americano e os negócios do bilionário sul-africano. Apesar disso, não há surpresa na participação dentro do governo, já que Musk foi um dos nomes citados no exposição de vitória de Trump e tem frequentado reuniões e grupos mais íntimos com o presidente eleito.
Musk vai compartilhar o comando do departamento com o milionário Vivek Ramaswamy. No expedido, Trump afirmou que a atuação dos dois deve “perfurar o caminho” para que a sua gestão “desmantele a burocracia, reduza o excesso de regulamentação e namoro gastos do governo”. “Isso provocará ondas de choque em todo o sistema e em qualquer pessoa envolvida no desperdício do governo, que é muita gente!”, afirmou o presidente eleito.
O expedido também informa que o departamento vai funcionar para “fornecer consultoria e orientação de fora do governo e fará parceria com a Morada Branca e o Escritório de Gestão e Orçamento para promover uma reforma estrutural em larga graduação e produzir uma abordagem empreendedora para o governo nunca vista antes”.