PRF alerta sobre cuidados na pista molhada após acidente com tombamento na BR-418 em Nova Viçosa
Prefeitura assinou PPP promissora para iluminação pública e melhoria da qualidade de vida em Teixeira de Freitas nesta terça (26)

Teixeira de Freitas mais moderna e iluminada. Leste é o principal objetivo da Parceria Público-Privada (PPP) firmada pela Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas à licença dos serviços de iluminação pública, cuja assinatura do contrato ocorreu nesta terça-feira (26) no Gabinete do Prefeito.
Compareceram ao evento representantes do Município (Projetos Estratégicos, Infraestrutura, Procuradoria, Controladoria, Assessoria de Licitação, Departamento de Contratos) e prelo lugar. A empresa responsável será a Stylux, fundada em 2015 na cidade de São Paulo e que se destaca por soluções inovadoras em eficiência energética, vigor solar e smart city (cidade que utiliza tecnologia e dados para melhorar a eficiência, sustentabilidade e qualidade de vida dos seus habitantes). André Bernardes, representante da empresa, destacou que “Teixeira de Freitas é uma cidade com um enorme potencial. Leste projeto certamente será um sucesso, acelerando o propagação da cidade”.

Saiba mais sobre o projeto de iluminação pública
A PPP visa modernizar o sistema de iluminação pública em Teixeira de Freitas a partir da substituição de mais de 17 milénio pontos por lâmpadas LED, resultando em uma eficiência energética de 45,69% e reduzindo as emissões de CO2 em 348 toneladas por ano. O contrato contempla, também, a expansão do sistema para até 27 milénio luminárias, além de projetos de iluminação cênica em pontos turísticos e prédios públicos — uma vez que a Catedral de São Pedro, a Rotatória da Melancia, a Rua Gourmet e o Mercado Municipal. Também está inclusa a implantação de um sistema de telegestão para monitoramento remoto dos ativos, agilizando a manutenção do sistema.
A Parceria Público-Privada foi estruturada pela Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas , com recursos do Fundo de Esteio à Estruturação de Projetos de Licença e PPP (FEP), coordenação da Secretaria Privativo do Programa de Parceria de Investimentos (SEPPI), Ministério das Cidades e assessoramento técnico da Caixa Econômica Federalista (CAIXA) e suporte da consultoria contratada Omatic Consultoria e SG Advogados.
“Passamos mais de dois anos trabalhando com uma equipe réplica, composta por profissionais dedicados e estudiosos, que não só aprenderam, mas também nos ensinaram muito. Hoje, estamos encerrando a assessoria da Caixa com um resultado luzidio”, disse Larissa Effigen, líder do projeto pela Caixa. “ A iluminação pública é um serviço que beneficia a todos, e trazer essa melhoria é o revérbero de uma política pública de sucesso. Um trabalho que, sem incerteza, traz resultados concretos para a nossa comunidade”.


Segundo Maicon Rios, diretor do Departamento de Convênio e Prestação de Contas da Secretaria de Projetos Estratégicos e líder do projeto pela Prefeitura, destacou que “graças ao suporte da Caixa e à qualidade e esforço da equipe, vamos transformar Teixeira de Freitas. É um sonho, pois a cidade será outra, os equipamentos culturais terão outra faceta, e a teoria de cidade iluminada se concretizará. Observamos quantas áreas ainda não estão cobertas pelo serviço, perceber a possibilidade de mudança nos anima muito”.
“Fico muito feliz por leste momento concluído. Foi um ciclo de trabalho longo, mas as etapas foram cumpridas com sucesso. Quero parabenizar a equipe pelo esforço em fazer tudo dar notório. Essa será uma parceria importantíssima para o município nos próximos 18 anos”, ressaltou o prefeito Dr. Marcelo Belitardo. “A cidade ganha com esse investimento, tanto na sua venustidade quanto na sua segurança. Essa é uma das novidades da gestão, e quem realmente ganha com isso é o povo. Vamos em frente, sempre buscando uma Teixeira de Freitas cada vez melhor para todos nós”.






