Preço médio de passagens aéreas diminuiu 5,1% em 2024, diz ministro

 Preço médio de passagens aéreas diminuiu 5,1% em 2024, diz ministro


O valor médio pago pelas passagens aéreas no Brasil recuou 5,1% em 2024, na conferência com o ano anterior, ficando em R$ 631,16. Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Rebento, o resultado pode ser considerado ainda mais satisfatório, levando em conta que, no cenário internacional, o valor das tarifas apresentou subida de 15%.

Em moca da manhã com jornalistas nesta quinta-feira (16), o ministro citou números obtidos junto à Filial Pátrio de Aviação Social (Anac) e disse que 50,8% das passagens aéreas foram comercializadas com valores inferiores a R$ 500.

O valor da tarifa aérea real média no Brasil é calculado pela Anac com base em todas as passagens efetivamente comercializadas pelas companhias em atuação em voos regulares domésticos no país – informação que é fornecida mensalmente pelas empresas.

Contatada pela Filial Brasil, a Anac informou que os cálculos se baseiam “em todo o universo de passagens adquiridas pelo consumidor padrão, excluindo-se exclusivamente as que são comercializadas com qualquer tipo de desconto que não está disponível para todos os consumidores”.

“Essa metodologia tem o objetivo de captar todas as variações ocorridas durante o mês, paisagem fundamental para um cômputo mais preciso da tarifa média de uma determinada rota, uma vez que os valores das tarifas variam incessantemente, podendo passar por alterações até mesmo dentro do mesmo dia”, complementou a Anac.



Source link

Digiqole ad Digiqole ad

Relacionado