Vacinação infantil cresce, e SP atinge imunidade de rebanho para pólio

 Vacinação infantil cresce, e SP atinge imunidade de rebanho para pólio


Em todo o país, o nível de imunização contra a pólio ficou em 89,5%, ligeiramente inferior do patamar da isenção de rebanho, segundo dados do Ministério da Saúde. Os números nacionais também subiram na verificação com dois anos detrás, quando o nível era de tapume de 70% de cobertura.

[O aumento da vacinação] mostra que as estratégias montadas são adequadas e que já nos dão a garantia, por exemplo, de ter uma isenção de rebanho em pólio, mas não ainda a garantia da erradicação, que é de 95% o número proposto pela Organização Mundial de Saúde. Vamos continuar as estratégias para atingir todas as metas.
Eleuses Paiva, secretário estadual de Saúde

O que é isenção de rebanho

Isenção de rebanho consiste em atingir um ponto em que há uma quantidade suficiente de pessoas imunes ao vírus para interromper a transmissão comunitária. Com menos indivíduos suscetíveis ao vírus, ele vai aos poucos deixando de circunvalar. Ela também é chamada de isenção de grupo ou isenção coletiva.

Isso não significa o termo dos cuidados. A proteção coletiva que a isenção de rebanho nos daria é sempre pensada no contexto do uso de vacinas, segundo especialistas ouvidos por VivaBem.

Níveis de imunização infantil em SP crescem em 2024

Os índices melhoraram no estado para todos os imunizantes do calendário essencial infantil na verificação com o ano a anterior. Em 2023, só três vacinas tinham cobertura supra de 90%. O maior salto foi no da BCG, cuja cobertura passou de 79,9% para 90,3% em um ano — subida de pouco mais de dez pontos percentuais.





Source link

Digiqole ad Digiqole ad

Relacionado