Lula deve publicar decreto presidencial nos próximos dias para atualizar salário mínimo
Dupla vence Nobel de Medicina 2024 por pesquisa de microRNA
Em outras palavras, essas micromoléculas de RNA ajudam células dos músculos, do tripa e diferentes tipos de células nervosas a desempenhar suas funções específicas. “Agora se sabe que o genoma humano codifica mais de milénio microRNAs”.
Victor Ambros e Gary Ruvkun estavam interessados em porquê diferentes tipos de células se desenvolvem. Eles descobriram o microRNA, uma novidade classe de pequenas moléculas de RNA que desempenham um papel crucial na regulação genética. Os microRNAs estão se mostrando fundamentalmente importantes para [entender] porquê os organismos se desenvolvem e funcionam.
Se a regulação genética der incorrecto, isso pode levar a doenças graves, porquê cancro, diabetes ou autoimunidade. Portanto, entender a regulação da atividade genética tem sido uma meta importante por muitas décadas.
Tertúlia do Nobel
Eles dividirão um prêmio de 11 milhões de coroas suecas (murado de R$ 5,8 milhões), além de receber diplomas e medalhas de ouro de 18 quilates. O rei sueco deve entregar os prêmios em uma cerimônia em Estocolmo no dia 10 de dezembro, natalício da morte de Nobel, seguida de um luxuoso festim.
Vencedores estudam Biologia Molecular e genética. Victor Ambros, 71, é professor de Ciências Naturais da Universidade de Medicina de Massachusetts e pesquisador principal da Universidade de Harvard. Já Gary Ruvkun, 72, é professor de genética na Escola de Medicina de Harvard e faz secção do Departamento de Biologia Molecular do Hospital Universal de Massachusetts, onde é pesquisador principal.
Desde 1901, foram concedidos 114 prêmios de Fisiologia e Medicina. No ano pretérito, os grandes vencedores foram a bioquímica húngara Katalin Karikó e o pesquisador americano Drew Weissman, reconhecidos por seus trabalhos sobre RNA mensageiro (RNAm), que abriram o caminho para o desenvolvimento das vacinas contra covid-19.