PM instala Comando de Policiamento Regional no extremo Sul

 PM instala Comando de Policiamento Regional no extremo Sul

Vinte e um municípios do Extremo Sul da Bahia passarão a contar com o Comando de Policiamento da Região (CPR-ES), recém-criado o Plano de Reestruturação da Segurança Pública, pelo Governo do Estado.

Lançado na manhã desta quinta-feira, 15 de junho, o ato contou com o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, o chefe de gabinete da Governadoria, Adolpho Loyola, e o comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho.

Na solenidade também foram entregues seis viaturas duas rodas para dar mais agilidade às ações na região.

Criado através da Lei Estadual 14.567, de 16 de maio de 2023, o CPR- Extremo Sul é composto por oito unidades operacionais, sendo elas, 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Porto Seguro), as 7ª, 43ª, 44ª, 87ª, 88ª, 89ª Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPMs), além das Rondas Especiais (Rondesp) Sul.
O coronel Luís Alberto Baqueiro Paraíso Borges passará a comandar a nova estrutura da PM, terá como prioridade inicial o combate a crimes contra povos e comunidades tradicionais, atuação contra organizações criminosas e mediação dos conflitos que envolvam o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) entre outras.

Com uma extensão territorial de 23 mil quilômetros quadrados e uma população aproximada de 850 mil habitantes, o Comando de Policiamento da Região do Extremo Sul, está sediado na cidade de Teixeira de Freitas. A região também faz divisa com estados do Espírito Santo e Minas Gerais.

Outras unidades da Secretaria da Segurança Pública, que também fazem parte do projeto, estão prestes a serem lançadas, como outros Comandos Regionais no Recôncavo, Meio Oeste e Nordeste, e dois para o CBM no Oeste e Sul do Estado.

“A segurança está passando por uma série de mudanças nas polícias militar, civil, técnica e Corpo de Bombeiros, que proporcionam melhorias no serviço para a população”, pontuou o titular da pasta da SSP, Marcelo Werner.

Fonte : https://www.sulbahianews.com.br/