Dr. Ladeia fala em boicote ao serviço de radioterapia na região Sudoeste

 Dr. Ladeia fala em boicote ao serviço de radioterapia na região Sudoeste

O médico, empresário e pré-candidato a deputado estadual pelo PDT, Dr. José Carlos Ladeia fez graves denúncias à Secretaria de Saúde que, segundo ele, estaria “boicotando” o serviço de radioterapia em Conquista e região. A denúncia foi feita no último dia 27, no Canal AZ News, durante o Bate-papo com Queiroz, Edição Especial. REVEJA AQUI.

“Os pacientes de câncer, não apenas em Conquista, mas em toda a Bahia, recebem pouca assistência. Não adianta criar um serviço de imagem perfeito e não estipular uma quantidade de paciente”, pontuou. “Gente, câncer não espera”.

Citando como exemplo o Lacon de Barreiras, no Oeste da Bahia, numa região com 34 cidades, falou que o plano operativo pelo SUS para tratar 34 pacientes por mês. “Isso é falácia, isso não é fazer saúde. É uma coisa que se tenta esconder a realidade. Não pode misturar saúde com a política”, disparou.

Dr. Ladeia observou que se deve ter uma equipe em volta para sanar os problemas de saúde da população, com maior empenho. “Isso (política) passa, mas o problema da população continua”, continuou.

A respeito da radioterapia, o médico falou que estaria falando sobre o assunto um ano após ter o contrato do serviço interrompido pelo SUS.

“Tínhamos um contrato há 20 anos. Éramos os primeiros, mas coisas como certidões de governo, coisas de menor valor para poder se ajustar do que o doente perder o tratamento. Aliás, não é só a Oncomed que se priva dessa documentação”, desabafou, observando que a máquina de radioterapia está lacrada. “É tempo de se procurar solução”.

Durante a conversa, quando o entrevistado discutiu saúde pública e saúde em geral, com o mote de “o que melhorar para Vitória da Conquista e para a Bahia”, ele enalteceu o trabalho do SUS.

“O sistema se mostrou muito eficiente, especialmente nesse período de vacinação contra a pandemia”, frisou, cobrando apenas mais aprimoramento em termos de verbas públicas e de concessões de tratamentos imprescritíveis para os pacientes.