Operação da PF em AL pode fazer Lira se voltar contra o governo

 Operação da PF em AL pode fazer Lira se voltar contra o governo


O colunista do UOL Tales Faria avalia que a operação da Polícia Federalista contra aliados do presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) complicará ainda mais a já conturbada relação entre o governo Lula e o Congresso.

Claramente isso vai atrapalhar o governo. O Lira vai querer vincular uma coisa a outra. Por um lado, poderia ser uma coisa do governo, mas a sensação é que fará o Lira permanecer furioso e se voltar contra o governo. Essa bulha da ‘República de Alagoas’ vai esquentar mais ainda e salpicar no Palácio. Tales Faria, colunista do UOL

Em participação no UOL News, Tales não vê a operação da PF porquê uma forma de retaliação do governo à atuação de Lira no Congresso, um dia depois a aprovação da MP de renovação dos ministérios. O colunista apontou semelhanças com o caso de Eduardo Cunha durante a gestão de Dilma Rousseff e projeta dias turbulentos para Lula.

Não acredito que o Lula fosse tão inepto a ponto de mandar a PF, no dia seguinte a essa confusão que já estava no Congresso, até as pessoas ligadas ao Lira. Seria uma estupidez monumental. Daqui para frente, vêm momentos de tensão absoluta. Isso tem potencial para uma crise grande, porquê se já não houvesse toda a celeuma criada nesses dias. Tales Faria, colunista do UOL

Aziz critica envio de MPs no último minuto: ‘Câmara tira recta do Senado’

O senador Omar Aziz (PSD-AM) criticou a prática da Câmara de enviar medidas provisórias ao Senado com tempo pequeno para estudo, porquê no caso da MP de renovação dos ministérios. Ele acrescentou que esta MP “passará tranquilamente” no Senado.

Essa é uma questão que o Senado, desde que estou cá há oito anos, vem questionando esse tipo de relação. Não é de hoje que o Senado recebe uma medida provisória que vai prescrever em horas e somos obrigados a concordar aquilo que vem sem nenhum tipo de discussão dos senadores para não fazer um mal maior ao país. Omar Aziz, senador (PSD-AM)

Kupfer: Resultado do PIB ainda não pode ser posto na conta de Lula

José Paulo Kupfer considerou “espetacular” o progressão de 1,9% do PIB do Brasil no primeiro trimestre de 2023, mas alerta para uma freada no ritmo de propagação do país ao longo deste ano. O colunista destacou que não dá para creditar levante bom resultado do PIB ao início do governo Lula.

Esse 1,9% está muito supra do que as previsões mais recentes estavam apontando. É um número espetacular. O problema é que as projeções terão que ser revistas novamente e o piso de propagação para o ano deve ser de 2%, que é um resultado razoável diante das circunstâncias atuais. Mas dá para perceber uma freada no ritmo de propagação dos próximos trimestres. José Paulo Kupfer, colunista do UOL

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h com apresentação de Fabíola Cidral e às 18h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde observar: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa:

Digiqole ad Digiqole ad

Relacionado