Vereadores concedem honrarias a cidadãos destacados e comemoram menções e medalhas recebidas por alunos e professores do Colégio Miguel Afonso

 Vereadores concedem honrarias a cidadãos destacados e comemoram menções e medalhas recebidas por alunos e professores do Colégio Miguel Afonso

Em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, realizada nesta terça-feira(30/05) às 19h, os vereadores da Casa Legislativa prestaram homenagens a pessoas que se destacaram por seus serviços relevantes e também a alunos e professores do Colégio Miguel Afonso que se sobressaíram  nas Olimpíadas Brasileiras de Ciências, Canguru de Matemática, Foguetes, Astronomia, Economia e Educação Financeira, Biologia Sintética, Química, Medicina, Ciências Humanas, Matemática das Escolas Públicas e Privadas.

O presidente da Casa Legislativa Uivanthê Brito (Tequinha Brito), após verificar a existência de quórum, solicitou ao vereador Ronaldo Cordeiro que fizesse a leitura de um trecho Bíblico. Em seguida procedeu com a aprovação da ATA do dia 16 de maio de 2023 e solicitou ao 1º Secretário Joris Bento Xavier (Joris de Gel), que fizesse a leitura da Matéria Constante no expediente.

Terminados os procedimentos comuns do pequeno expediente o Presidente da Câmara, passou a palavra aos responsáveis pelo Cerimonial para que as homenagens fossem realizadas. Primeiramente, receberam Moção de Congratulação, o Sr. Edilson Silva Porto, o Sr. Elcilande Ferreira dos Santos, ao Sr. Felipe Rodrigues de Jesus, a Sra. Roberta Fernandes Bissaro Carvalho e a Srª Maria Cristina de Moraes. Logo após a entrega das Moções, foram concedidas honrarias aos Medalhistas das Olimpíadas Nacionais do Colégio Miguel Afonso.

Para o presidente da Casa Legislativa, Tequinha Brito, tais momentos são importantes para motivar àqueles que exercem, com honra, sua função, seja como cidadão, estudante ou professor. Tequinha destacou, principalmente, o protagonismo de crianças, jovens e adultos que receberam medalhas e menções honrosas em nível nacional. Ele acredita que tais momentos apelam para a necessidade de reflexão sobre o papel da Educação, por mostrar o grande potencial das novas gerações.

Os vereadores expressaram preocupação com o desenvolvimento de ferramentas, cada vez mais eficazes, visando estimular a revelação do potencial latente em Teixeira de Freitas.

Com relação aos agraciados com Moção de Congratulação:

O Vereador Ailton Lacerda Ferreira prestou homenagem ao SR. Edilson Silva Porto

De acordo com Ailton, seu homenageado, Sr. Edilson é servidor público há 16 anos e em cada setor por onde desenvolveu atividades, demonstrou seu compromisso e profissionalismo de qualidade. Atualmente é o coordenador de transportes da Secretaria Municipal de Saúde e é notório em seu desempenho junto a comunidade, onde a mesma lhe presta elogios pela dedicação e amor ao servir.

 

O Vereador Marcelo Teixeira homenageou o  Sr. Elcilande Ferreira dos Santos.

De acordo com o vereador, o Sr. Elcilande vem atuando há 10 anos em Unidade Básica da Saúde de Teixeira de Freitas. 07 anos no NASF e atualmente na Atenção Básica. Assistente Social por formação tem desempenhado um papel crucial na promoção da saúde e bem estar em nosso município. Seu trabalho e dedicação têm impactado positivamente famílias e indivíduos assegurando o acesso aos serviços da atenção básica.

Vereador  Mateus  Padilha Guerra concedeu  Moção de Congratulação ao Sr. Felipe Rodrigues de Jesus.

Mateus reconhece o talento do Sr. Felipe, popularmente  conhecido como Felipe do Cordel. Segundo ele, o artista  vem sendo destaque na cidade por destinar apreço à sociedade  com seus cordéis repletos de informações sobre a história e cultura de Teixeira de Freitas. Para o Parlamentar Municipal, Felipe do Cordel ganha notoriedade por oferecer beleza nas suas narrativas.

O Vereador Bruno Santos Barbosa prestou homenagem à Sra. Roberta Fernandes Bissaro Carvalho.

Bruno destaca a trajetória profissional da Srª Roberta que é Fisioterapeuta por formação. Atua há 21 anos no Sistema Único de Saúde desenvolvendo suas atividades no NASF, CER IV e CTO. Atualmente é a Diretora do Departamento de  Fisioterapia do Município e autora do Projeto FISIUS que vem realizando atendimentos de fisioterapia no bairro Novo Jerusalém e em breve atuará no ambulatório Central.

De acordo com Bruno Barbosa trata-se de uma história de muito empenho, dedicação,  compromisso e responsabilidade. O vereador ressalta que ela tem desenvolvido projetos que vem mudando a vida de muitas pessoas em nossa cidade.

O vereador Ailton Cruz concedeu Moção de Congratulação a Srª Maria Cristina Moraes.

Ele destaca o trabalho realizado pela Srª Maria Cristina como educadora. Servidora na Escolas Municipais Recreio e São Lourenço, a Professora Maria Cristina se dedica a ensinar jovens e adultos com a missão de formar cidadãos capazes de exercer suas funções na sociedade dedicando-se à formação de sujeitos críticos, democráticos e autônomos.

Ailton ressaltou seu trabalho como supervisora do PIBID-UNEB e enfatiza sua dedicação profissional e social.