Teixeira fica atrás de Caravelas e Mucuri e no ranking de melhor atenção básica à saúde do extremo Sul

 Teixeira fica atrás de Caravelas e Mucuri e no ranking de melhor atenção básica à saúde do extremo Sul

Os serviços públicos de saúde foram avaliados pelo Ministério da Saúde entre os meses de janeiro e abril deste ano de 2021. Caravelas, Mucuri e Itanhém se destacaram no cumprimento das metas dos indicadores de saúde do Programa Previne Brasil. O Programa Previne Brasil que mede a satisfação da população em cada município brasileiro foi instituído pelo Ministério da Saúde do Brasil, em 2019, durante o governo Jair Bolsonaro, determinando alterações no financiamento de custeio da atenção primária à saúde no país, determinando três critérios bases para o repasse financeiro aos municípios: captação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

Na análise dos extratos de desempenho, os municípios de Caravelas, Mucuri e Itanhém alcançaram na região do baixo extremo sul da Bahia, pontuações acima das metas estabelecidas, ganhando destaque na macrorregião e no estado da Bahia. Com esse feito, o município de Caravelas ficou na primeira posição do ranking dos 13 municípios integrantes da microrregião do baixo extremo sul baiano (Costa das Baleias). Na prática, os municípios mais bem colocados que são Caravelas, Mucuri e Itanhém serão premiados com uma fatia de recursos financeiros para custeio das ações e serviços de saúde, no âmbito da atenção primária.

Esses recursos fazem parte do Previne Brasil, novo modelo de Incentivo Financeiro de Custeio, destinados aos municípios que alcançarem as metas dos indicadores do pagamento por desempenho do programa. Os recursos servirão para o custeio da Atenção Primária à Saúde. O objetivo é ampliar o acesso e qualificar o atendimento nas unidades de saúde de cada município. O Previne Brasil é um programa federal que avalia o desempenho dos municípios nos atendimentos de gestantes, odontologia, testagem de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), tratamento de hipertensão, diabetes, entre outros procedimentos considerados parte da Atenção Básica à Saúde. Os indicadores vão sendo avaliados até chegarem no Indicador Sintético Final.

O secretário Municipal de Saúde de Mucuri, Fernando Jardim, disse que o resultado é fruto do investimento do município, por meio da nova gestão do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (DEM), que em um ano, o município saltou da 7ª posição para a 2ª posição no índice do Programa Previne Brasil. “Desde que assumimos a pasta por designação do nosso prefeito Robertinho, eu sabia que muitos desafios iriam aparecer, mas sempre trabalhamos com muita responsabilidade, ao lado de uma equipe comprometida que quer sempre mudar o município para melhor. E o nosso gestor tem priorizado a saúde porque acreditamos que ela é uma das mais importantes. É preciso investir na atenção básica para que possamos evitar futuros problemas”, destacou Fernando Jardim.

RANKING DOS 13 MUNICÍPIOS DA COSTA DAS BALEIAS

1° Caravelas

2° Mucuri

3° Itanhém

4° Ibirapuã

5° Medeiros Neto

6° Lajedão

7° Teixeira de Freitas

8° Alcobaça

9° Itamarajú

10° Nova Viçosa

11° Jucuruçu

12° Vereda

13° Prado

 

Digiqole ad Digiqole ad

Messias Dutra

http://extremonews.com.br

Graduado em Administração, Social Media

Relacionado