PF investiga R$ 4,2 bilhões em emendas parlamentares após suspensão de Dino
veja cidades que já estão aplicando
Dos dez municípios com mais habitantes de São Paulo, sete já começaram ou têm data para iniciar a imunização contra a covid-19 de pessoas com 18 anos ou mais utilizando a vacina bivalente da Pfizer.
O que aconteceu?
Na segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou que a dose de reforço já estava liberada. A vacina bivalente é elaborada para oferecer proteção extra contra a cepa ômicron e suas subvariantes.
Ontem (25), o governo do Estado de São Paulo determinou que municípios com doses disponíveis ampliem a vacinação.
Todos que receberam a última ração de reforço há pelo menos 4 meses podem se imunizar. Não será mais necessário justificar a comorbidade, diz orientação do Ministério da Saúde.
Veja quando os dez maiores municípios do estado começam a vacinar:
São Paulo
A Prefeitura de São Paulo informou que começou hoje a ampliação da vacinação com a bivalente para a população supra de 50 anos. Não disse, porém, quando pretende iniciar a vacinação de outras faixas etárias.
“Porquê são mais de 9 milhões de pessoas supra de 18 anos na capital, vamos ampliar a vacinação conforme o recebimento de novos lotes”, disse o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.
Atualmente a vacina está disponível a todos supra de 60 anos, além de maiores de 12 anos com imunossupressão ou comorbidades, indígenas, gestantes e puérperas, residentes em Instituições de Longa Permanência e funcionários desses equipamentos da cidade de São Paulo, profissionais da saúde, pessoas com deficiência física permanente, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além da população em situação de rua.
Guarulhos
A cidade seguiu o mesmo esquema da capital. Hoje ampliou a vacinação para pessoas com 50 anos, mas não informou quando deve iniciar a vacinação de pessoas a partir dos 18 anos.
“Imunossuprimidos maiores de 12 anos, gestantes, puérperas, indígenas e residentes em instituições de longa permanência e idosos supra de 60 anos já estão recebendo esse imunizante”, disse a prefeitura em nota.
Campinas
A vacina bivalente começa a ser aplicada hoje (26) em todas pessoas a partir de 18 anos, informou a Secretaria de Saúde. “Não é necessário agendamento. As pessoas precisam levar documento com foto, CPF e carteira de vacinação (se tiver).”
Desde 27 de fevereiro, Campinas aplicou 86.389 doses da bivalente. Do totalidade, 44% (66.941) foram destinadas aos maiores de 60 anos. As demais vacinas foram recebidas pelos outros grupos prioritários, uma vez que imunossuprimidos e pessoas com comorbidades a partir de 12 anos.
São Bernardo do Campo
Em São Bernardo, o público a partir de 18 anos começa a ser vacinado a partir de hoje em suas 33 UBSs (Unidades Básicas de Saúde).
A vacina bivalente também pode ser aplicada em quem ainda não completou o ciclo vacinal e está com alguma ração de reforço em delongado, segundo o secretário contíguo de Saúde, Edson Nakazone. “De 5 a 17 anos, as doses de reforço aplicadas são das vacinas monovalentes”, completou.
São José dos Campos
A cidade começou a vacinar pessoas com 20 anos ou mais desde segunda-feira (24). Para pessoas sem comorbidade com 12 ou mais, a imunização com a bivalente começa na próxima terça-feira (2).
Santo André
A vacinação bivalente para pessoas supra de 18 anos começou hoje em Santo André. A imunização pode ser feita em todas as 34 unidades de saúde da cidade, de segunda a sexta, das 8h às 16h, sem urgência de agendamento.
Aos sábados e domingos é provável se vacinar em dois pontos de imunização drive-thru, no Carrefour (avenida Pedro Américo, 23 – Vila Humaitá) e na Craisa (avenida dos Estados, 2.195 – Santa Teresinha). O horário de funcionamento é das 8h às 18h e também não é preciso agendar.
Ribeirão Preto
A Secretaria de Saúde começou ontem (25) a imunização com a bivalente em pessoas com 18 anos ou mais. Mas só vale para quem já recebeu pelo menos duas doses de qualquer vacina contra covid-19 há pelo menos quatro meses.
São 37 salas de vacinação que não exigem agendamento, mas é necessário apresentar documento pessoal com foto e comprovante de residência de Ribeirão Preto, além dos comprovantes de vacinação das doses anteriores.
Osasco
Osasco ampliou a vacinação contra a covid com a bivalente na segunda-feira (24) para pessoas a partir de 18 anos com e sem comorbidade, informou a prefeitura.
“A meta de cobertura é de 505 milénio na população supra de 18 anos”, disse em nota.
Sorocaba
O município só vai liberar as vacinas a pessoas com 18 anos no dia 22 de maio. Até lá, a emprego será escalonada nas 33 UBSs:
Na terça-feira (2 de maio), receberão as pessoas a partir de 58 anos;
Na quarta-feira (3), a partir de 56 anos;
Na quinta-feira (4), para quem tem 53 anos ou mais;
Na sexta-feira (6), para 50 anos ou mais;
Na outra segunda-feira (8), o imunizante será para pessoas com 48 anos ou mais;
Na terça-feira (9), para 46 anos ou mais;
Na quarta-feira (10), para 44 anos ou mais;
Na quinta-feira (11), para 42 anos ou mais;
Na sexta-feira, (12), a partir de 40 anos.
Na segunda-feira (15), as pessoas com 38 anos ou mais;
Na terça-feira (16), 36 anos ou mais;
Na quarta-feira (17), para 34 anos ou mais;
Na quinta-feira (18), 32 anos ou mais;
Na sexta-feira (19), para 30 anos ou mais.
A partir da segunda-feira (22/5), a vacina estará liberada para todas as pessoas com 18 anos ou mais.
Mauá
A prefeitura começou ontem (25) a emprego do reforço com a bivalente para todos supra de 18 anos nas 23 UBSs da cidade, sempre das 9h às 16h. As unidades Flórida, Magini e Zaíra 2 funcionam das 9h às 20h. “É preciso levar documento com foto, CPF e o cartão de vacinação”, diz em nota.
Hoje, profissionais de saúde estarão na saída da estação Mauá da CPTM, na Rua Rio Branco, para emprego da vacina das 16h às 20h.