Vírus segue com status de pandemia, assim como HIV

 Vírus segue com status de pandemia, assim como HIV

[ad_1]

Apesar da enunciação da OMS de que o vírus da covid-19 não representa mais uma ameaça sanitária internacional, decretando o termo da emergência relacionada à doença, as regras da sucursal não preveem uma enunciação solene do termo da pandemia.

Assim uma vez que aconteceu com a Aids nos anos 70, a covid-19 continua a ter o status de pandemia.

O regulamento sanitário criado pelos governos há quase 20 anos só permite que os cientistas anunciem o início de uma emergência global ou seu ponto final – o que foi pronunciado hoje.

O vírus continua a contaminar. Levou anos para que a pandemia de 1918 terminasse. Na verdade, a história mostra que uma pandemia só termina quando outra [da mesma natureza] aparece
Michael Ryan, diretor-executivo da OMS

O que aconteceu?

OMS declarou hoje o termo da emergência de covid-19

Apesar da enunciação, a cada três minutos uma pessoa ainda morre com a doença, segundo a própria OMS

Dados oficiais apontam que, até hoje, a pandemia da covid matou 20 milhões de pessoas e contaminou 800 milhões ao volta do mundo

“Mas a ameaço não [acabou]. A guerra não acabou. Provavelmente não haverá um ponto em que a OMS anunciará o termo da pandemia”, disse Michael Ryan, diretor-executivo da OMS.

OMS indicava que a covid-19 perderia força em meados de 2022. Mas uma segunda vaga ainda mais violenta que a primeira e a lentidão das vacinas — apesar de produzidas em tempo recorde – em chegar a países mais pobres frustraram os planos.



[ad_2]

Source link