PF investiga grupo que comercializava ouro ilegal de terras indígenas
Alcolumbre ganha apoio do PT na corrida pela presidência do Senado
De tratado com informações publicadas pelo O Mundo, a bancada do PT, composta por nove senadores, definiu o pedestal ao senador Davi Alcolumbre (União-AP) para a presidência do Senado, cuja eleição está prevista para fevereiro de 2025. A decisão, que deve ser formalizada em breve, foi articulada internamente nos últimos dias e conta com respaldo de integrantes do governo.
Nos bastidores, Alcolumbre também se reuniu recentemente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, embora tenha afirmado que não pretende interferir diretamente na eleição do Congresso, não apresentou restrições ao nome do senador. A negociação para concordar Alcolumbre passou por lugares na mesa e presidências de comissões da Mansão.
Os petistas querem a segunda vice-presidência e um colegiado de destaque, uma vez que a Percentagem de Desenvolvimento Regional, hoje comandada pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI) e dona de boa secção das emendas de percentagem. Alcolumbre já tem o pedestal do PL, principal partido da oposição do Senado, com 14 senadores. Ele conseguiu o pedestal da {sigla} com o aval do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele tem ainda o PP, presidido por Ciro Nogueira (PP-PI), e os governistas PSB e PDT.