Último envolvido na morte do ex-ator mirim da Globo em Trancoso é preso no Espírito Santo
Banco Central diz que fake news não impactaram uso do Pix
O Banco Medial (BC) informou nesta quarta-feira (15) que o volume de transações do Pix em janeiro está dentro da variação normal para o início do ano. Na verificação com o mesmo período de dezembro, houve uma queda de 15,3%, a maior desde o início da série histórica. No entanto, o BC esclareceu que essa redução não tem relação com a disseminação de fake news sobre o protótipo de transação.
A explicação para a queda está ligada ao efeito sazonal do Natal, quando há aumento nas compras, e janeiro geralmente apresenta uma redução nas transações. Técnicos do governo acreditam que a subtracção no uso do Pix é um revérbero dessa variação sazonal e que as informações falsas sobre taxação não influenciam significativamente o comportamento dos usuários.
Em meio à vaga de fake news sobre a ampliação do monitoramento do Pix, que gerou preocupações infundadas sobre cobrança de impostos, o governo decidiu revogar um ato da Receita Federalista. O secretário privativo da Receita Federalista, Robinson Barreirinhas, afirmou que a distorção do ato prejudicou milhões de pessoas e gerou pânico, mormente entre a população mais vulnerável.