Rui Costa diz que Lula pode mudar ‘qualquer ministro a qualquer momento’
Biden apresentará novas sanções contra Rússia antes de posse de Trump, diz fonte
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deve anunciar novas sanções contra a economia da Rússia nesta semana, segundo uma natividade do governo norte-americano. As medidas fazem secção de um esforço para fortalecer a resistência ucraniana contra Moscou antes da verosímil volta de Donald Trump à Moradia Branca.
Paralelamente, o governo Biden está finalizando um pacote de ajuda militar à Ucrânia no valor de 500 milhões de dólares, com previsão de ser anunciado nesta quinta-feira. Esse auxílio deve incluir mísseis de resguardo aérea, munições ar-terra e equipamentos de suporte para caças F-16, de entendimento com uma mando que preferiu não se identificar.
A expectativa do retorno de Trump em 20 de janeiro tem gerado debates sobre uma solução diplomática para fechar o conflito com Moscou, mas também preocupa Kiev, que teme que um entendimento rápido possa exigir concessões significativas. Assessores de Trump têm sugerido propostas para fechar a guerra que, na prática, poderiam levar à entrega de partes consideráveis do território ucraniano à Rússia em um horizonte próximo.