Mulher que contraiu raiva após ser mordida por sagui morre em PE
Brasil adota tecnologia para melhorar localização de pessoas em situação de emergência
A Sucursal Pátrio de Telecomunicações (Anatel) lançou no Brasil um novo sistema de localização em chamadas de emergência, em parceria com operadoras de telefonia, sistemas operacionais de smartphones e serviços de emergência. A tecnologia, conhecida porquê Advanced Mobile Location (AML), já é utilizada em outros países e visa aprimorar a precisão do atendimento em situações críticas.
O recurso está disponível em dispositivos Android (versão 5.0 ou superior) e iOS (a partir da versão 18.2). Durante chamadas para números de emergência, porquê 190 (polícia), 192 (serviço médico) e 193 (bombeiros), a localização do usuário será enviada involuntariamente, utilizando dados de GPS, redes wi-fi, torres de celular e sensores integrados ao aparelho. O sistema melhora a precisão em relação ao método anterior, que usava unicamente dados das torres de telefonia.
A tecnologia funciona de forma automática, sem urgência de aplicativos ou configurações adicionais. Outrossim, os dados de localização são enviados unicamente durante situações de emergência e não são armazenados posteriormente, garantindo a privacidade do usuário. A expectativa é que o novo sistema reduza os tempos de resposta dos serviços de emergência, principalmente em áreas de cobertura limitada, porquê regiões remotas ou rurais.