Governo da Bahia anuncia convocação de mais de 200 professores da Educação Básica
Corte de gastos: Haddad e Tebet apresentam propostas para Lula
Os ministros da Herdade, Fernando Haddad, e do Planejamento, Simone Tebet, apresentaram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma série de propostas para galanteio de gastos, com previsão de proclamação nos próximos dias. Entre segunda (4/11) e terça (5/11), os titulares das pastas envolvidas foram chamados ao Palácio do Planalto para discussão dos cenários apresentados pela equipe econômica.
As medidas discutidas incluem mudanças em áreas uma vez que FGTS, seguro-desemprego e benefícios sociais, com o objetivo de reduzir despesas em setores uma vez que Previdência, Trabalho, Saúde e Instrução. Em enunciação, a ministra Tebet afirmou: “Não tem outro caminho que não a revisão de gastos.”
Entre as opções avaliadas estão ajustes no Favor de Prestação Continuada (BPC), na multa do FGTS e no seguro-desemprego. O governo também considera mudanças no abono salarial e na destinação de emendas parlamentares à saúde. Outrossim, existe a possibilidade de mudar o Fundo de Instrução Básica (Fundeb) e o programa Pé de Meia, voltado para incentivar a desenlace do ensino médio.
O governo procura iniciar as discussões ainda em 2024, com efeitos previstos a partir de 2025. Uma reunião ministerial marcada para esta quarta-feira (6) deve aprofundar o debate sobre o tema e relatar com a presença de diversos ministros e secretários-executivos.