Bahia sai na frente, mas é derrotado de virada pelo Palmeiras e perde chance de voltar ao G-7
Dia da Consciência Negra é feriado pela 1ª vez em todo Brasil
O Dia da Consciência Negra será festejado pela primeira vez uma vez que feriado em todo o país em 2024. A data, que marca a morte de Zumbi dos Palmares em 1695, agora integra o calendário solene vernáculo. Anteriormente, o feriado era observado somente em seis estados: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.
Criado nos anos 1970 pelo Grupo Palmares, no Rio Grande do Sul, o Dia da Consciência Negra visava homenagear Zumbi e a luta das comunidades negras. A inclusão da data uma vez que feriado vernáculo foi formalizada em 2023, embora sua valor já tivesse se fortalecido desde 2003, com a promulgação da Lei 10.639, que tornou obrigatória a inclusão da história da África e da cultura afro-brasileira nos programas escolares.
Para o Ministério da Paridade Racial, a conquista do feriado marca a relevância da cultura e história afro-brasileira para o país. “A celebração em nível vernáculo é um chamado para que toda a população possa refletir sobre a identidade do Brasil, sobre a valor de valorizar as diferenças e agir coletivamente para que tenhamos uma país cada vez mais desenvolvida e diversa”, comemora a pasta.