PF investiga grupo que comercializava ouro ilegal de terras indígenas
Eleição nos EUA: Kamala e Trump empatam em 1ª urna apurada
A primeira urna das eleições nos Estados Unidos foi ocasião nesta terça-feira (5) na pequena comunidade de Dixville Notch, em New Hampshire. A votação teve início pontualmente à meia-noite, no horário lugar (2h, no horário de Brasília), e foi finalizada em poucos minutos. Kamala Harris e Donald Trump receberam, cada um, 3 votos.
Desde os anos 1960, Dixville Notch se destaca por ser a primeira localidade a transfixar as urnas nas eleições presidenciais americanas. Com poucos eleitores, a descrição dos votos é realizada logo posteriormente o fecho da votação. As primeiras urnas serão fechadas às 20h (horário de Brasília), e as últimas, às 3h de quarta-feira. Nos sete estados-pêndulo — Arizona, Geórgia, Michigan, Nevada, Carolina do Setentrião, Pensilvânia e Wisconsin —, que são decisivos para a corrida eleitoral, a votação será encerrada entre 21h e 00h, também no horário de Brasília.
Logo posteriormente o fecho da votação, começa a descrição das células. No entanto, o processo pode se estender, já que alguns estados contam os votos mais rapidamente do que outros. Esse ritmo depende, em grande segmento, das leis de cada lugar. Ou por outra, se a disputa for tão acirrada quanto as pesquisas indicam, pode levar dias até que um vencedor seja projetado, porquê ocorreu em 2020.
Donald Trump
O ex-presidente e candidato republicano Donald Trump votou nas eleições na tarde desta terça-feira (5), na Flórida. Trump votou ao lado de sua esposa, Melania, em um núcleo recreativo em Palm Beach, perto de Mar-a-Lago, onde o republicano tem uma mansão. Depois votar, o ex-presidente falou com a prensa. Trump afirmou não se arrepender de zero ao longo da campanha e se mostrou otimista com o resultado. “Me sinto optimista”, disse.
Kamala Harris
A candidata democrata Kamala Harris disse no domingo (3) que já votou por correio nas eleições presidenciais. Ela divulgou um vídeo em suas redes sociais em que incentiva seus eleitores a votar. “Acabei de preencher minha cédula de votação pelo correio”, declarou Kamala a jornalistas no estado-chave de Michigan, a dois dias do pleito. Ela disse, ainda, que a cédula está “a caminho da Califórnia”.