Último envolvido na morte do ex-ator mirim da Globo em Trancoso é preso no Espírito Santo
Gilmar Mendes apoia criação de agência única que avalie novos remédios na saúde pública e privada
O ministro do Supremo Tribunal Federalista (STF), Gilmar Mendes, manifestou escora à geração de uma dependência única para calcular e incorporar novos tratamentos, abrangendo tanto a saúde pública quanto a privada.
Essa dependência integraria as funções da Anvisa Filial Pátrio de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável pela liberação de medicamentos no Brasil, e da Conitec (Percentagem Pátrio de Incorporação de Tecnologias), vinculada ao Ministério da Saúde, que determina a viabilidade econômica de novos remédios para o SUS.
Mendes afirmou que, uma vez que os planos de saúde são obrigados a disponibilizar medicamentos aprovados pela Conitec, faz sentido ter um sistema único de avaliação, semelhante ao que acontece em países porquê a Inglaterra.”O pessoal da saúde suplementar reclama que seria preciso ter o mesmo tratamento que se dá ao SUS”, disse o ministro.
Atualmente, a ANS (Filial Pátrio de Saúde Suplementar) é responsável por estabelecer se os planos de saúde devem ou não disponibilizar novos medicamentos e procedimentos para seus usuários.