PF investiga grupo que comercializava ouro ilegal de terras indígenas
Governo suspende voos para repatriar brasileiros no Líbano
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva decidiu suspender por tempo indeterminado o envio de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) ao Líbano, que vinha sendo usado para repatriar brasileiros interessados em deixar o país devido ao conflito entre Israel e o grupo extremista Hezbollah.
Até esta quarta-feira (5), foram realizados dez voos de ida e volta entre Beirute, capital libanesa, e o Brasil, transportando um totalidade de 2.071 passageiros, incluindo brasileiros e familiares diretos. No início da operação, o Itamaraty havia informado que tapume de 3 milénio brasileiros tinham manifestado interesse em retornar ao Brasil.
Três brasileiros, todos menores de idade, morreram desde a escalada do conflito em outubro – incluindo uma bebê de 1 ano. Em mensagem divulgada por ducto solene, a Embaixada do Brasil no Líbano informou à comunidade lugar que não há data para a próxima viagem em voo da FAB. “A realização de novo voo de repatriação dependerá da demanda por secção de pessoas que se enquadrem nas prioridades definidas em lei, uma vez que também das condições de segurança”, diz o Itamaraty.