Cinco cidades baianas anunciam estado de calamidade financeira
Mais da metade dos brasileiros não lê livros, aponta pesquisa
Os dados da 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgados na terça-feira (19) revelam uma queda significativa no hábito de leitura entre os brasileiros. O levantamento mostra que, nos últimos quatro anos, o país perdeu 6,7 milhões de leitores.
Pela primeira vez desde o início do estudo, em 2001, o número de pessoas que não leem ultrapassou o daqueles que tiveram contato com livros, sejam físicos ou digitais. De convenção com a pesquisa, 53% da população com 5 anos ou mais (equivalente a 107,6 milhões de brasileiros) não leram qualquer material do mercado editorial, porquê livros de ficção, não ficção, autoajuda, didáticos, infantojuvenis ou mesmo textos religiosos, nos três meses anteriores ao estudo.
A situação é ainda mais preocupante quando se trata da leitura de obras completas: 73% (148 milhões de pessoas) não finalizaram nenhum livro nesse período. A última pesquisa, divulgada em 2020, apontava que 52% dos brasileiros haviam lido ao menos secção de uma obra e que 31% havia completado uma leitura nos três meses que a antecederam.