Presidente Lula tem sete viagens internacionais previstas para 2025
Peru declara estado de emergência ambiental após vazamento de petróleo no mar
O governo do Peru anunciou, nesta quarta-feira (25), a enunciação de emergência ambiental em uma região turística da costa setentrião do país, atingida por um vazamento de petróleo da empresa estatal Petroperú.
A enunciação terá validade de 90 dias, período durante o qual as autoridades deverão fazer ações de recuperação e desvelo da extensão contaminada na província de Talara, conforme uma solução do ministério do Meio Envolvente do Peru.
De convenção com a Petroperú, os serviços de limpeza em algumas praias atingidas da região de Lobitos foram praticamente finalizados, restando unicamente os processos de remediação para minimizar os danos à fauna, à avifauna e ao negócio lugar, cuja população depende do turismo e da pesca.
O efusão foi detectado na sexta-feira (20), na praia de Las Capullanas, quando o petróleo seria transportado no navio Polyaigos, segundo informações da empresa em um transmitido no sábado (21). Não foi informada a desculpa do incidente. A praia está localizada a dez quilômetros da refinaria de Talara, que é operada pela Petroperú.
O Organização de Avaliação e Fiscalização (Oefa) reportou na segunda-feira (23) que o vazamento afetou a extensão dentro de um perímetro de 47 a 229 hectares, que vai desde a refinaria de Talara até a praia de Cabo Blanco.