Prefeitura orienta cidadãos sobre cuidados com a onda de calor em Teixeira de Freitas

 Prefeitura orienta cidadãos sobre cuidados com a onda de calor em Teixeira de Freitas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (13), uma ampliação do alerta de “grande perigo” devido ao aumento da intensidade da onda de calor que atinge o Brasil. As temperaturas acima da média preocupam 15 estados, incluindo a Bahia, além do Distrito Federal. O aviso foi estendido até sexta-feira (17).

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, por meio da Secretaria de Saúde, orienta que os cidadãos teixeirenses adotem medidas preventivas que ajudem a reduzir os impactos na saúde decorrentes da onda de calor, dentre elas:

Evitar exposição prolongada ao sol e calor;

Utilizar proteção solar, como boné, chapéu, protetor corporal, camisa e óculos UVA/UVB;

Manter uma hidratação líquida constante;

Hidratar a pele diariamente;

Optar por alimentos leves, como frutas e verduras;

Frequentar ambientes arejados;

Evitar aglomerações.

O fenômeno em questão apresenta o potencial de impactar a saúde da população (em especial crianças, gestantes, idosos, trabalhadores rurais e pacientes imunossuprimidos), visto que o processo de transpiração em altas temperaturas pode ocasionar desidratação. Insolação, pressão baixa, agravamento de doenças crônicas e até mesmo óbitos também podem ser provocados pelas temperaturas elevadas. Em caso de sintomas de agravos decorrentes da onda de calor, recomenda-se a procura da unidade de saúde mais próxima para o atendimento adequado.