Último envolvido na morte do ex-ator mirim da Globo em Trancoso é preso no Espírito Santo
Receita Federal e B3 lançam ferramenta para apuração de IR em investimentos
A Receita Federalista e a B3 lançaram a calculadora ReVar, utensílio que auxilia na apuração do Imposto de Renda sobre investimentos em renda variável, uma vez que ações, fundos imobiliários e fundos agrícolas. Desde o dia 10 deste mês, investidores devem informar mensalmente prejuízos acumulados, preços médios de ativos e a situação dos investimentos no termo do mês anterior. Com base nesses dados, a utensílio calcula maquinalmente o imposto devido, gerando o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf).
O sistema considera as regras atuais do IR, que é cobrado sobre lucros em vendas superiores a R$ 20 milénio mensais, com alíquota de 15% para operações comuns e 20% para day-trade. Prejuízos podem ser usados para humilhar o imposto. Para utilizar o ReVar, o investidor deve autorizar o compartilhamento de dados entre a B3 e a Receita Federalista, conforme as normas da Lei Universal de Proteção de Dados. A consulta e geração do Darf ocorrem no Meio Virtual de Atendimento da Receita Federalista (e-CAC).
Além de ações e fundos imobiliários, a calculadora também abrange Fundos de Agronegócio (Fiagros), ETFs e BDRs. Segundo a Receita e a B3, tapume de 4 milhões de investidores serão beneficiados. Futuras melhorias incluem integração automática com a enunciação pré-preenchida do Imposto de Renda e suporte para operações no mercado porvir, além do operação de eventos corporativos, uma vez que grupamento de ações e pagamento de proventos.