Cinco cidades baianas anunciam estado de calamidade financeira
Tesouro adia para 15 de janeiro resultado das contas de novembro
O detença no repasse dos dados da arrecadação da Receita Federalista fez o Tesouro Pátrio diferir em muro de duas semanas a divulgação do resultado das contas públicas de novembro. Inicialmente prevista para esta sexta-feira (27), a divulgação será feita em 15 de janeiro, às 14h30.
No termo de cada mês, o Tesouro Pátrio divulga o resultado das contas do Governo Medial (Tesouro Pátrio, Previdência Social e Banco Medial), que aponta déficit ou superávit primordial do mês anterior. Feitas com base na verificação entre as receitas e as despesas primárias, as estatísticas desconsideram os juros da dívida pública.
Os dados relativos aos gastos são apurados com base no Sistema Integrado de Gestão Financeira (Siafi). As receitas consideram tanto a arrecadação da Receita Federalista (tributos) porquê as receitas não administradas pelo Fisco, porquê dividendos de estatais e royalties do petróleo. Esse sistema é chamado “supra da risca” pelo governo.
Tradicionalmente, a Receita Federalista divulga a arrecadação na terceira semana de cada mês ou no início da última semana, alguns dias antes de o Tesouro apresentar as estatísticas de resultado primordial. No entanto, o Fisco não divulgou os dados do mês pretérito até agora nem informou os motivos do detença, o que impediu o Tesouro de dar os números de novembro.