Filho não resiste e morre no HECB quase um mês depois da morte do pai no mesmo acidente
Trump assina decreto para retirar EUA da Organização Mundial da Saúde
Donald Trump, tomou posse nesta segunda-feira (20) uma vez que o 47º presidente dos Estados Unidos em uma cerimônia fechada no Capitólio. Em sua novidade gestão, Trump já anunciou uma série de ordens executivas, entre elas a retirada do país da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Trump justificou a decisão com base na “má gestão da pandemia de Covid-19 pela organização” e sua suposta “incapacidade de adotar reformas e provar independência de influências políticas inapropriadas”. Ele também criticou o que considera contribuições financeiras desproporcionais dos EUA à entidade.
A ordem executiva assinada por Trump nesta segunda-feira reforça que a OMS ainda exige “pagamentos injustamente onerosos” e que mudanças na relação dos EUA com a organização são necessárias. O ex-presidente argumentou que os Estados Unidos pagam mais do que outros países, um pouco que ele já havia indicado em sua governo anterior.
Fundada em 1948, a OMS é uma sucursal especializada da ONU, sediada em Genebra, Suíça, para promover a saúde pública global e prometer segurança sanitária. Trump, porém, questiona a eficiência e a imparcialidade da entidade em crises uma vez que a pandemia de Covid-19.
