Governo da Bahia anuncia convocação de mais de 200 professores da Educação Básica
Última grande chuva de meteoros do ano ocorre na noite desta sexta-feira
Chamada de Geminídeas, uma das maiores chuvas de meteoros do ano vai perceber seu pico entre a noite de sexta-feira (13) e madrugada sábado (14). O fenômeno está ativo desde o dia 4 e deve ter visibilidade mais baixa do que o normal por pretexto da Lua enxurro. No Brasil, as regiões mais ao Setentrião oferecerão melhor visibilidade para observar o fenômeno.
Esta chuva de meteoros ocorre anualmente entre os dias 2 e 21 de dezembro e deve seu nome à constelação de Gêmeos, onde está localizado o radiante: o ponto no firmamento de onde os meteoros parecem se originar. Durante seu pico, até 150 meteoros podem ser vistos por hora. A proximidade da Lua enxurro, no entanto, diminuirá a visibilidade dos meteoros.
“Mesmo com o impacto da luminosidade lunar, é provável que meteoros mais brilhantes e bólidos sejam visíveis, principalmente nas primeiras horas da madrugada”, informou o Observatório Vernáculo (ON), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O órgão admite ainda que a atividade dessa chuva tem aumentado ano depois ano, com a expectativa de atingir o auge por volta de 2050.