Homens representam 86% das mortes atribuídas ao álcool no Brasil, diz FioCruz

 Homens representam 86% das mortes atribuídas ao álcool no Brasil, diz FioCruz


Segundo um estudo publicado pela Instalação Oswaldo Cruz (Fiocruz), nesta terça-feira (5), o consumo de álcool pretexto, em média, 12 mortes por hora no país. O levantamento, nomeado porquê Estimação dos custos diretos e indiretos atribuíveis ao consumo do álcool no Brasil, foi realizado pelo pesquisador Eduardo Nilson, do Programa de Alimento, Nutrição e Cultura (Palin) da instituição, a pedido das empresas Vital Strategies e ACT Promoção da Saúde.

Foram consideradas as estimativas de mortes atribuídas ao álcool da Organização Mundial da Saúde (OMS), onde os números totais apontam mais 104 milénio mortes em 2019 no Brasil, sendo homens 86% dos casos.

Outrossim, a metade relaciona o consumo de álcool com doenças cardiovasculares, acidentes e violência. Já as mulheres são 14% das mortes e em mais de 60% dos casos, o álcool provocou doenças cardiovasculares e diferentes tipos de cancro.

“Importante evidenciar que o estudo adotou uma abordagem conservadora, já que é fundamentado exclusivamente em dados oficiais de fontes públicas, porquê os dados relativos ao SUS e pesquisas populacionais do IBGE, e em nível federalista, considerando os gastos da União e não incluindo complementos de custeios por estados e municípios”, aponta Eduardo Nilson, pesquisador responsável pelo estudo.



Source link

Digiqole ad Digiqole ad

Relacionado