Último envolvido na morte do ex-ator mirim da Globo em Trancoso é preso no Espírito Santo
Medicamento contra o HIV é eleito a principal descoberta científica de 2024
O medicamento injetável lenacapavir foi eleito pela revista Science uma vez que a principal invenção científica de 2024. Desenvolvido pela Gilead Sciences, o remédio atua uma vez que profilaxia pré-exposição (PrEP) contra o HIV, demonstrando eficiência de 100% em um experimento galeno realizado com 5.300 mulheres na África. Elas receberam duas injeções anuais, com pausa de seis meses, sem registrar novas infecções no período analisado.
A droga age bloqueando a replicação do vírus em múltiplos pontos e apresenta vantagens, uma vez que a emprego semestral, mormente para populações vulneráveis com menor adesão a tratamentos convencionais. A medicação ainda precisa ser aprovada pelas agências sanitárias (Anvisa no Brasil e FDA nos Estados Unidos), e só deve estar disponível a partir de 2026.
Apesar do cimeira dispêndio inicial, de US$ 42.250 por paciente ao ano, a Gilead anunciou a transferência de tecnologia para produção de uma versão genérica em 120 países, mas o Brasil ficou de fora dessa lista. A expectativa é que o medicamento represente um marco no controle do HIV/Aids.