Entenda a importância dos serviços oferecidos nos postos de saúde de Teixeira de Freitas

 Entenda a importância dos serviços oferecidos nos postos de saúde de Teixeira de Freitas

Enquanto porta de entrada ao Sistema Único de Saúde (SUS), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) são responsáveis pelo atendimento inicial e encaminhamento de pacientes aos serviços especializados, quando necessário. Este foi o caso de Rivalcir Costa, operador de roçadeira, que passou por uma prostatectomia e esteve presente na UBS do Complexo Ubirajara para acompanhamento de rotina: “passei pelo postinho e pela UPA também; fui muito bem atendido. Estou me recuperando bem“.

Também assistida na unidade, a pequena Jennifer apresentou uma infecção nas vias respiratórias que não foi tratada corretamente, que evoluiu para uma otite. A situação representa um alerta para períodos com alterações constantes de temperatura: este cenário torna frequente a incidência de agravos nas vias aéreas superiores do sistema respiratório, o que afeta principalmente as crianças.

“É muito importante manter ambientes ventilados, se hidratar e ter uma alimentação saudável para o fortalecimento da imunidade; assim é possível evitar complicações como a gripe”, explicou a Dra. Marina Costa Aguilar, que acompanha a Jennifer e fornece o tratamento adequado. 

A administração pública reforça que os postos de saúde de Teixeira de Freitas apresentam o imunizante contra a Influenza, vírus da gripe, que está disponível para toda a população que ainda não se vacinou.